Histórico

Neiva Passuello

Neiva Passuello nasceu em Erechim, RS e vive em Curitiba, PR, desde 1975.

Em 2003, iniciou-se na pintura em óleo sobre tela, cursando dois importantes ateliers de Curitiba, o da artista plástica Marilena Zanchet e o do artista plástico Celso Cóppio.

É membro da APAP – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e também da ASPAR-Associação Paranaense de Pintura Artística.

Locais onde possui Obras em Acervo

  • Museu de Arte do Parlamento de São Paulo- São Paulo, SP.
  • Secretaria da Cultura de São José dos Pinhais. São José dos Pinhais,Pr..
  • Sede do Jornal do Batel. Curitiba, Pr.
  • Escola Livre de Teatro. São José dos Pinhais, Pr.
  • Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças. Pato Branco, Pr.
  • Museu Maria da Fontinha, na cidade de Castro D’Aire, Portugal.
  • Museu Ítalo-Brasileiro, na cidade de Pomezia, Itália.
  • Farol do Saber Miguel de Cervantes, Curitiba, Pr.
  • Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Pato Branco, PR.
  • Sede da APAP – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná. Curitiba, Pr.

Prêmios

Nas inúmeras exposições em que participou, recebeu diversas Menções Honrosas e Medalhas. Porém entre os prêmios recebidos, se destaca o “Trofeo Luigi Valenti”, recebido pela conquista do Primeiro Premio no Segmento de Artistas Estrangeiros, por ocasião do “Concorso Internazionale Cremona 2000”, organizado pela ITALART- Assoc. Culturale e Galeria de Arte Immagini Spazio Arte, na cidade de Cremona, Itália.

Exposições Individuais

  • Câmara Municipal de São José dos Pinhais, PR.
  • Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, Curitiba, PR.
  • Espaço Cultural da Empresa Brasileira de Correios, Curitiba, PR.
  • Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças, Pato Branco, PR.
  • Espaço de Arte Jane Mari, Curitiba, PR.
  • Câmara Municipal de São José dos Pinhais,PR.
  • Galeria Municipal de Arte de São José dos Pinhais,PR.
  • Hall de Entrada da SEMUC, Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais,PR.

Coletivas Nacionais

Participou de inúmeras exposições coletivas nacionais, nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. As exposições estão relacionadas no currículo da artista.

Coletivas Internacionais

  • Concorso Internazionale – Cremona 2000. Cremona, Itália.
  • Artexpo New York 2006. Jacob K. Javitz Convention Center, Manhattan, Nova York, USA.
  • Muestra Internacional de Arte Digital- M.I.A.D. Venado Tuerto 2006. Ciudad de Venado Tuerto, Argentina.
  • Exposições realizadas pela ABD- Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais, em Portugal, nas cidades de Leiria, São Pedro do Sul e Figueiró dos Vinhos.
  • VII Biennale Internazionale di Roma, Itália.

Críticas sobre a Artista

Crítica do Dr. Emanuel Von Lauenstein Massarani, membro da União Brasileira de Escritores, crítico de arte e Superintendente do Patrimônio Cultural do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, no dia 15 de outubro de 2005:

“A obra de Neiva Passuello desperta no espectador uma imediata sensação de participante, transportando-o à significação de seu ego e aos estados afetivos que cada um de nós guarda no seu íntimo. A tornar sugestiva a poesia que reflete na sua pintura, concorre, evidentemente, sua escolha pessoal.

A artista é levada, sobretudo, por um processo imaginativo, que faz da transfiguração da realidade o seu elemento principal. Uma atmosfera luminosa envolve suas formas para transformá-las numa imagem suave, onde amplos planos e secretos estados de alma se abrem improvisamente ao espectador.

A pintura de Neiva Passuello se move dentro de um clima de ressonâncias interiores. Fiel à própria intuição, a artista procura extrair do fundo de si mesma a configuração de seus temas paisagísticos, ligados essencialmente à sua terra de adoção, o Paraná.

Embora a sua figuração parta, obviamente, do dado real, nela não existe uma passividade do mimético, nem um testemunho frio, típico de uma atitude impessoal. A pintora transmite à sua obra o acúmulo de sentimentos que a invadem.

Sobretudo pintora da paisagem campestre, ela nos transmite uma imagem verídica, pois sabe traduzir as nuances mais sutis de um sítio que não se libera ao primeiro olhar. Sua perspectiva, seus verdes tão particulares, seus jogos de sombra e de luz e suas cores criam uma poesia surpreendente.”

“O lirismo bucólico das crianças de Neiva Passuello”, por Vagner Aniceto, artista plástico e assessor de arte.

Um ar infantil e de graça inocente invade as telas dessa artista gaúcha, tão cheia de vida e sentimento. Neiva Passuello com suas pinceladas sutis, mas firmes, nos transporta para um mundo mágico, ingênuo, simples, perdido em nossa memória. Suas figuras infantis surgem em suas telas com graça e leveza, calmas e serenas em suas atividades cotidianas, num mundo onde só as crianças e os puros de alma podem penetrar.

A artista consegue transmitir momentos únicos de amizade, de carinho e amor em suas crianças, seja num instante de cumplicidade, num momento de lazer ou envolvidas em sua quietude solitária. São como flashes captados pela sua visão perspicaz e tão docemente eternizados.

Neiva é uma artista que cresce em sua arte seguindo suas emoções. Em suas telas eterniza a magia da infância e sua pureza presenteando-nos com verdadeiros poemas de amor e amizade.

Depoimento Mali Frota Villas Boas, marchand, historiadora, crítica de arte, professora de História da Arte e dirigente da Galeria de Arte Mali Villas-boas em São Paulo, SP:

“Neiva, gostei dos seus trabalhos, da simplicidade da temática mostrando que arte é ato de expressão,de conhecimento técnico e espírito de criação. Foi o que senti e é o que seu trabalho transmite”. -Mali Villas-Bôas

Depoimento de Katia Velo, professora de Artes Plásticas e História da Arte. Vice-diretora de Marketing da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e Conselheira Consultiva e Artística da Associação Cultural e Artística São Joseense de São José dos Pinhais, PR:

É surpreendente a quantidade e qualidade de seus trabalhos. Seus trabalhos com crianças são tão alegres e lindos como a infância. Sucesso e parabéns!